Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ovação a eurodeputado escocês: “A Escócia não vos desiludiu, por isso não desiludam a Escócia”

  • 333

Alyn Smith, à direita, numa conferência de imprensa em maio deste ano

YASSER AL-ZAYYAT/ Getty Images

Alyn Smith socorreu-se dos resultados do referendo e lembrou que nem a Escócia, nem a Irlanda do Norte, nem os londrinos, nem “muita gente no País de Gales e Inglaterra” pediram para sair da União Europeia

Depois das declarações críticas de Nigel Farage, líder do UKIP e um dos grandes defensores do Brexit, e do ataque ao euroceticismo de Jean Claude Jucker, presidente da Comissão Europeia, surge um novo vídeo. Agora, é Alyn Smith, eurodeputado escocês, que apela aos presentes para protegerem a Escócia.

“A Escócia não vos desiludiu, por isso não desiludam agora a Escócia”, disse o representante do Partido Nacional Escocês, esta terça-feira, no Parlamento Europeu, durante a discussão sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Alyn Smith socorreu-se dos resultados do referendo e lembrou que nem a Escócia, nem a Irlanda do Norte, nem os londrinos, nem “muita gente no País de Gales e Inglaterra” pediram para sair da UE.

Após o discurso visivelmente emotivo, o eurodeputado foi aplaudido de pé por dezenas de presentes. “Represento a Escócia nesta casa, e como escocês orgulhoso, sou também um europeu orgulhos”, disse.

Esta manhã, no debate sobre o Brexit no Parlamento Europeu os ânimos exaltaram-se, com Nigel Farage a dirigir acusações aos eurodeputados. “Eu sei que virtualmente nenhum de vós teve alguma vez um trabalho sério nas vossas vidas. Mas ouçam, apenas”, declarou, sob o protesto da maioria das bancadas.

Também Jucker que se deixou levar pela discussão intensa, chegando mesmo a interromper o seu discurso para questionar os eurocéticos: “Porque é que vocês estão aqui?”.