Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Volkswagen deve pagar as mesmas indemnizações aos europeus

  • 333

GETTY

A recomendação é da comissária europeia para a Indústria. Para reconquistar a confiança dos consumidores, o fabricante automóvel deve dar as mesmas indemnizações a que será obrigada a pagar nos Estados Unidos

“A Volkswagen devia voluntariamente pagar aos proprietários de carros indemnizações que sejam comparáveis às que vão pagar aos consumidores nos Estados Unidos”, afirmou a comissária europeia para a Indústria, Elzbieta Bienkowska.

Em declarações prestadas ao semanário alemão “Die Welt”, a responsável europeia defendeu que essa seria a atitude adequada para a fabricante automóvel alemã reconquistar a confiança dos consumidores, após a descoberto do sistema colocado nos seus veículos a diesel para indicar valores enganosos relativamente às emissões de gases poluentes.

9600 milhões de indemnização

A Volskwagen deverá concluir na próxima semana um acordo para pagar cerca de 9,6 mil milhões de euros reivindicados pelos reguladores norte-americanos. O acordo inclui uma propostas para aceitar de volta 500 mil veículos nos Estados Unidos e pagar ainda indemnizações aos seus proprietários de cerca de 4500 euros.

Bienkowska considera que as diferenças no sistema legal não deveriam levar a Volkswagen a agir de modo diferente no velho continente. “Tratar os consumidores na Europa de modo diferente dos consumidores dos americanos não é forma de reconquistar a sua confiança”.

Os responsáveis da Volkswagen na Europa indicaram que iriam reparar os veículos, retirando o software enganoso, mas não existem planos de outras compensações, sob o argumento de que os consumidores não foram lesados.