Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mayor de Londres sossega estrangeiros: São todos bem-vindos

  • 333

Matt Cardy/Getty Images

Sadiq Khan, presidente da câmara de Londres, destacou os “grandes benefícios” que os residentes europeus trazem a Londres - “trabalham de forma incansável, pagam taxas, trabalham nos serviços públicos e contribuem para a vida cívica e cultural” da cidade

Helena Bento

Jornalista

“Quero enviar uma mensagem clara a todos os europeus residentes em Londres - vocês são muito bem-vindos aqui. Como cidade, estamos gratos pelo enorme contributo que vocês deram, e isso não irá mudar, mesmo que o resultado do referendo tenha sido este”, escreveu Sadiq Khan, presidente da câmara de Londres, na sua conta do Twitter.

“Há quase um milhão de cidadãos europeus a viver em Londres atualmente e eles trazem grandes benefícios para a nossa cidade - trabalhando de forma incansável, pagando taxas, trabalhando nos nossos serviços público e contribuindo para a nossa vida cívica e cultural. Todos nós temos a responsabilidade de ultrapassar as divisões que emergiram por causa desta campanha e focar-nos naquilo que nos une, em vez de naquilo que nos divide”, acrescentou o “mayor”.

Dirigindo-se depois “às empresas e aos investidores de todo o mundo”, Khan, que sucedeu no cargo de presidente da câmara de Londres ao conservador Boris Johnson, em maio deste ano, afirmou que “não devem entrar em pânico” e que, mesmo considerando que o Reino Unido “estaria melhor na UE”, Londres “vai continuar sem dúvida a ser a cidade bem-sucedida que é hoje”.

O Reino Unido votou na quinta-feira a favor da saída do país da União Europeia, com 52% votos no “Sair” e 48% no "Permanecer", num referendo que teve uma participação eleitoral de 72%. Em Londres, 60% dos eleitores votaram a favor da permanência, ao contrário da da votação global na Inglaterra, que foi maioritariamente pela saída (53,4%).