Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

É o princípio do fim da UE? Juncker diz que não, sai da sala e é aplaudido de pé

  • 333

Presidente da Comissão Europeia respondeu apenas a duas perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa. Juncker quer que o processo de negociação da saída do Reino Unido seja rápido para não prolongar a incerteza

Perante uma sala de imprensa a abarrotar, em Bruxelas, Jean-Claude Juncker pediu que o Reino Unido não perca tempo a apresentar a notificação de saída.

Depois de um longa manhã de espera, o presidente da Comissão Europeia leu uma declaração conjunta – dos presidentes da Comissão, do Conselho Europeu, do Parlamento Europeu e da presidência Rotativa da UE – e aceitou responder a duas perguntas dos jornalistas.

Questionado sobre o que esperava do motor franco-alemão, Juncker respondeu: “Espero uma posição clara, que para todos seja claro e necessário que o processo de incerteza em que entrámos não dure muito tempo”. “É preciso acelerar as coisas”, acrescentou.

A segunda pergunta foi se considerava que “este é o princípio do fim da UE”. Respondeu que “não” e saiu rapidamente da sala de imprensa sob aplausos dos funcionários europeus que estavam na sala.