Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Carlos Moedas: “O projeto europeu é e será sempre um projeto irreversível”"

  • 333

Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas

Luís Barra

O Comissário português acredita que a UE vai ultrapassar o desafio da saída do Reino Unido e diz que é preciso “trazer mais alma à Europa”

O cenário da saída sempre foi uma possibilidade mas a confirmação não deixou de causar surpresa ao comissário português. Carlos Moedas, que viu os dois filhos nascerem no Reino Unido, diz que é difícil imaginar a União sem este estado-membro, sem o "seu pragmatismo e dinamismo".

"Mas União Europeia já ultrapassou muitas crises e vai ultrapassar mais este desafio", disse aos jornalistas em Bruxelas. O comissário defende uma reflexão sobre o que a UE já deu aos europeus e sublinha que é necessário "falar com as pessoas" e explicar-lhes quais são "os pontos positivos" que trouxeram crescimento económico e as fronteiras abolidas. "Temos de trazer mais alma à Europa", conclui.

"Para mim o projeto europeu é e será sempre um projeto irreversível", adianta ainda, apesar dos desafios que se têm colocado, como a crise financeira e a crise de refugiados. Já a decisão dos britânicos e a saída do projeto europeu parece-lhe irreversível. "É uma vontade dos britânicos e é explicita", diz.

Quanto aos portugueses que vivem no Reino Unido, diz que é "preciso dar uma mensagem de esperança" e lembrar que os britânicos continuam a partilhar "os valores europeus" com Vinte e Sete que ficam.