Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Boris Johnson bem-disposto em dia do referendo

  • 333

JOE PENNEY/REUTERS

O cabeça de cartaz da campanha a favor do Brexit ainda não votou no referendo e assiste tranquilamente à cerimónia de gradução da filha na Escócia

O antigo mayor de Londres, Boris Johnson, que fez campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE) manifestou-se bem-disposto esta quinta-feira durante a cerimónia de graduação da filha.

O conservador ainda não votou no referendo sobre o Brexit, estando a assistir esta manhã à cerimónia da escola da filha em St Andrews, na Escócia. Uma foto divulgada pela Reuters mostra Boris Johnson a sorrir e a falar com familiares e amigos durante o evento.

O “Guardian” até brinca com a situação e questiona: “Chegará Boris Johnson a tempo de votar em Londres?”.

Esta quarta-feira, no último debate televisivo antes do referendo na BBC, o conservador acusou a campanha a favor da permanência do Reino Unido na UE de continuar a tratar o povo do país com “condescendência”, insistindo que o projeto europeu tornou-se irreconhecível.

Foram vários os momentos polémicos da sua campanha a favor do Brexit, como o caso de uma entrevista ao “Sunday Telegraph” em que Boris Johnson estabeleceu uma comparação entre o bloco Europeu e a Alemanha nazi. “Napoleão, Hitler, várias pessoas tentaram-no e terminou tudo de uma maneira trágica. A União Europeia é uma tentativa de experimentar o mesmo por meio de métodos diferentes”, afirmou na altura.

O antigo autarca londrino tem acusado por diversas vezes a UE de ser hoje em dia um “vazio democrático” que rouba autoridade e soberania aos Estados-membros.