Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Brexit: Draghi diz que BCE está preparado para todos os cenários

  • 333

FRANCOIS LENOIR/REUTERS

O Presidente do Banco Central Europeu escusa-se a especular sobre o resultado do referendo britânico mas diz que o BCE estará “está em condições de estabilizar os mercados”

Numa altura em que as sondagens deixam dúvidas sobre o resultado do referendo britânico, o Presidente do Banco Centro Europeu diz que o BCE fez os preparativos necessários. “Estamos a tentar estar preparados para dar resposta a todas as contingências possíveis”, disse Mário Draghi aos eurodeputados na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Draghi escusa-se a “especular sobre o resultado ou as consequências do referendo” mas adianta que o BCE está a monitorizar “todos os desenvolvimentos económicos, financeiros, legais e políticos relevantes” para que possa avaliar e atuar.

“Queremos estar preparados para todas as possibilidades. E no que nos diz respeito, estaremos em condições de estabilizar os mercados, providenciar liquidez, temos linhas de swap com outros bancos centrais. E basicamente temos acordos de liquidez que já existem e queremos garantir que estão ativos, que podem ser usados e que são adequados”, acrescentou ainda.