Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Putin reforça elogio a Trump: “Apenas disse que ele é brilhante. E não é?”

  • 333

Mural em Vilnius, Lituânica, retrata Vladimir Putin e Donald Trump a darem um beijo

PETRAS MALUKAS / AFP / Getty Images

O Presidente russo garantiu esta sexta-feira estar preparado para trabalhar com qualquer candidato americano que seja eleito nas presidenciais. “O Sr. Trump diz que está preparado para restabelecer as relações russo-americanas. Como é que isso pode ser mau?”

Durante o 20º Fórum Económico Internacional em São Petesburgo, na Rússia, onde estiveram reunidos vários líderes políticos, o Presidente Vladimir Putin foi confrontado com declarações que ele próprio fizera no final do ano passado sobre Donald Trump.

O moderador da CNN Fareed Zakaria recordou-lhe a forma como adjetivou o candidato republicano norte-americano - um homem “brilhante”, “incrível” e “talentoso” -, questionando o Presidente russo sobre os motivos que o levaram a afirmar isso.

Putin, no entanto, acusou Zakaria de alterar o significado dos seus comentários. “Apenas disse que ele é uma pessoa brilhante. E não é?”, questionou esta sexta-feira. “Não disse mais nada sobre ele”, acrescentou, sublinhando que a Rússia não se intromete nos assuntos internos de outros países. Zakaria, no entanto, diria mais tarde que estava a ler as declarações de Putin diretamente de uma notícia da Interfax.

O Presidente russo acrescentou ainda que a Rússia está preparada para trabalhar com qualquer candidato americano que seja eleito nas presidenciais. “O Sr. Trump diz que está preparado para restabelecer as relações russo-americanas. Como é que isso pode ser mau?”

Putin e Trump têm vindo a trocar elogios desde o ano passado. Além dos elogios do líder do Kremlin ao candidato republicano, Trump chegou a dizer que Putin era “um líder forte e poderoso que reprsenta o seu país.”