Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Doze detidos em operação antiterrorismo na Bélgica

  • 333

LAURIE DIEFFEMBACQ/GETTY

A maioria das detenções ocorreram na capital belga, mas também nas regiões de Valónia e Flandres, avança a RTBF

Pelo menos 12 pessoas foram detidas esta noite na Bélgica, no âmbito de uma operação de antiterrorismo. A maioria das detenções ocorreram na capital belga, mas também nas regiões de Valónia e Flandres, noticia a RTBF.

“Várias dezenas de operações foram realizadas na noite de sexta-feira para sábado em 16 comunas de Bélgica, no quadro de um dossiê de terrorismo que necessitava de uma intervenção imediata, e 12 pessoas foram privadas da liberdade”, anunciou a procuradoria belga.

No total foram realizadas 40 buscas, tendo sido várias pessoas interrogadas pelas autoridades, de acordo com a procuradoria.

Todos são suspeitos de pertencerem a uma célula jiadista que se preparava para levar a cabo atentados, tendo um plano e meios para isso. As autoridades acreditam que os detidos queriam realizar ataques este sábado durante a emissão do jogo do Euro2016, entre a Bélgica e a Irlanda.

Estas detenções ocorrem quase três meses depois de 32 pessoas terem morrido e mais de 270 terem ficado feridas em Bruxelas, após três explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek. Os atentados foram reivindivados pelo autoproclamado Estado Islâmico (Daesh).

A Bélgica mantém o segundo nível mais alto de ameaça terrorista, o que significa que o risco de um atentado é “possível” e “provável”.