Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Implante para aspirar comida do estômago aprovado nos EUA

  • 333

Os críticos dizem tratar-se de “bulimia assistida”, mas o regulador norte-americano que aprovou a utilização frisa que o dispositivo não é destinado a pessoas com distúrbios alimentares e que só deverá ser implantado a maiores de 22 anos que não tenham conseguido perder peso através de métodos não cirúrgicos

O AspireAssist (auxiliar de aspiração) funciona através da implantação de um tubo no interior do estômago, que irá sugar parte da comida ingerida para o exterior do corpo. Foi aprovado esta semana nos Estados Unidos e também está disponível na Europa, segundo indica o site do fabricante Aspire Bariatrics of King of Prussia.

Os críticos dizem tratar-se de “bulimia assistida”, mas o regulador dos alimentos e medicamentos dos Estados Unidos frisa que “não deve ser usado por pacientes com distúrbios alimentares, e não é destinado a ser usado durante curtos períodos ou por aqueles com excesso de peso não muito acentuado”. O comunicado sobre a aprovação do dispositivo refere ainda que só deverá ser implantado a maiores de 22 anos que não tenham conseguido perder peso através de métodos não cirúrgicos.

A sua colocação é efetuada através de uma pequena cirurgia que demora cerca de 20 minutos. Depois, acionando uma válvula, o sistema começa a aspirar a comida que deverá ser despejada diretamente para a sanita, demorando entre cinco a diz minutos a fazê-lo.

“Com este dispositivo, você só remove cerca de um terço da comida. E isso acontece porque o dispositivo é colocado na parte superior do estômago”, indica Kathy Crothall, CEO e fundadora da Aspire Bariatrics. Será contudo necessário que os alimentos sejam muito bem mastigados, uma vez que pedaços de comida não conseguirão passar pelo tubo.

O uso terá de ser acompanhado por consultas médica regulares. Para certificar que tal acontece, o dispositivo tem um sistema de segurança que o desativa ao fim de 115 ciclos.