Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Polícia começa a divulgar nomes das vítimas do ataque em Orlando

  • 333

REUTERS

À medida que as horas vão passando desde o momento em que Omar Mateen entrou numa discoteca gay em Orlando, nos Estados Unidos, matando 49 pessoas e deixando pelo menos 53 feridas, vão sendo conhecidos os nomes de algumas vítimas

Durante o dia de domingo, várias pessoas estiveram em hospitais e hotéis da baixa de Santa Mónica à espera. Aguardavam notícias sobre os seus familiares ou amigos, esperavam ouvir alguém dizer-lhes que estariam vivos. Mas nem todas tiveram essa sorte.

A polícia de Orlando já começou a divulgar os nomes de algumas das 49 vítimas mortais do massacre a uma discoteca gay em Orlando, na Flórida, realizado na madrugada de sábado para domingo pelo norte-americano de 29 anos Omar Mateen. Foram 49, e não 50 mortes, como anunciado anteriormente pela polícia, que contabilizara o assassino no número de vítimas. Este está a ser considerado o maior ataque da história dos Estados Unidos desde o 11 de setembro de 2001.

Até à hora desta publicação, já tinham sido identificadas mais de 30 pessoas: muitas delas eram jovens em início de carreira, de férias ou em viagem. Mas a polícia ainda terá muito trabalho pela frente. Um agente policial disse ao jornal “The Guardian” que a identificação de todos os corpos poderá levar vários dias.

“Neste dia muito difícil, oferecemos as nossas sinceras condolências às vítimas e suas famílias”, declararam agentes da autoridade de Orlando na sua página oficial. “A nossa cidade está a trabalhar incansavelmente para obter o máximo de informação possível para que as famílias possam inciar o seu luto. Por favor, mantenham estas pessoas nos vossos pensamentos e orações. #PrayforOrlando”.

Deixamos então aqui a lista das vítimas mortais já divulgada e o que já se conhece de algumas delas:

1. Eddie Jamoldroy Justice, 30 anos

Mina Justice já estava a dormir quando o telefone tocou pela primeira vez. Era uma mensagem do filho, Eddie: “Mãe, amo-te. Estão a dar tiros no clube.” Angustiada e aterrorizada, Mina tentou telefonar ao filho, sem sucesso. Acabaria por lhe enviar uma mensagem para saber se ele estaria bem. “Encurralado na casa de banho”, responderia o jovem de 30 anos, que acabaria por pedir à mãe que chamasse a polícia. “Vou morrer.” Minutos mais tarde: “Telefona-lhes. Agora.” E depois: “Ele vem aí. Vou morrer.” A troca de mensagens durou, interrompida por longas esperas, cerca de 45 minutos.

Segundo a mãe disse ao “The Guardian”, Eddie era um rapaz caseiro que gostava de fazer os outros rir. Vivia na zona baixa de Orlando.

2. Luis Vielma, 22 anos

O jovem de 22 anos trabalhava como assistente de produção na Disaster Films e no parque temático Orlando Universal. Segundo os media norte-americanos, Luis Vielma terá trabalhado como assistente no 'Harry Potter and the Forbidden Journey' no The Wizarding World of Harry Potter. Descrito por colegas e amigos como “atencioso”, “genuíno” e “extraordinário”, Luis Vielma estudou no Seminole State College da Florida.

3. Juan Ramon Guerrero, 22 anos

HANDOUT / REUTERS

Juan costumava ser uma pessoa caseira. Não tinha por hábito ir a festas e preferia ficar em casa a tomar conta dos seus sobrinhos, segundo conta o seu primo Robert Guerrero à Associated Press. Só no final do último ano, antes da passagem de ano, contara à família que era homossexual.
Naquela noite decidira ir ao Pulse, a discoteca gay em Orlando onde Omar Mateen entrou e disparou sobre centenas de pessoas, acabando por matar 49. Juan Ramon Guerrero é uma delas. Era um operador de telemarketing e frequentava a Universidade de Central Florida.

4. Stanleyn Almodovar, 23 anos

HANDOUT / REUTERS

O técnico farmacêutico é descrito por uma amiga como “atencioso”, “descontraído” e “orgulhoso do que era”, segundo o “The Washington Post”. A sua mãe, Rosalie Ramos, acordou às 2h da manhã locais com uma chamada em que lhe disseram que alguma coisa tinha acontecido. Horas mais tarde, saberia que o filho tinha morrido.

5. Edward Sotomayor Jr., 34 anos

HANDOUT / Reuters

6. Luis Omar Ocasio-Capo, 20 anos

HANDOUT / REUTERS

7. Eric Ivan Ortiz-Rivera, 36 anos

HANDOUT / Reuters

8. Peter O. Gonzalez-Cruz, 22 anos

9. Kimberly Morris, 37 anos

10. Darryl Roman Burt II, 29 anos

11. Deonka Deidra Drayton, 32 anos

12. Alejandro Barrios Martinez, 21 anos

13. Anthony Luis Laureanodisla, 25 anos

14. Jean Carlos Mendez Perez, 35 anos

15. Franky Jimmy Dejesus Velazquez, 50 anos

16. Amanda Alvear, 25 anos

17. Martin Benitez Torres, 33 anos

18. Luis Daniel Wilson-Leon, 37 anos

19. Mercedez Marisol Flores, 26 anos

20. Xavier Emmanuel Serrano Rosado, 35 anos

21. Gilberto Ramon Silva Menendez, 25 anos

22. Simon Adrian Carrillo Fernandez, 31anos

23. Oscar A Aracena-Montero, 26 anos

24. Enrique L. Rios, Jr., 25 anos

25. Miguel Angel Honorato, 30 anos

26. Javier Jorge-Reyes, 40 anos

27. Joel Rayon Paniagua, 32 anos

28. Jason Benjamin Josaphat, 19 anos

29. Cory James Connell, 21 anos

30. Juan P. Rivera Velazquez, 37 anos

31. Luis Daniel Conde, 39 anos

32. Shane Evan Tomlinson, 33 anos

33. Juan Chevez-Martinez, 25 anos

Notícia atualizada às 18h23