Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Berlusconi vai ser operado ao coração

  • 333

O seu médico pessoal, Alberto Zangrillo, anunciou o diagnóstico em conferência de imprensa

STEFANO PORTA/EPA

Os exames efetuados ao ex-primeiro-ministro italiano, que sofreu uma insuficiência cardíaca no passado domingo, indicaram que está “em risco de morrer”

Silvio Berlusconi está “em risco de morrer” e irá ser operado ao coração. a meio da próxima semana, para lhe substituírem uma válvula aórtica, indicou esta quinta-feira o seu médico Alberto Zangrillo.

O ex-primeiro-ministro italiano, atualmente com 79 anos, tem um pacemaker desde 2006. No domingo de manhã sofreu uma insuficiência cardíaca e ligou a Zangrillo que o aconselhou a regressar a Milão para ir diretamente para o hospital. “Ele obedeceu-me em parte. Eler queria exercer o seu direito de voto e só veio ter connosco à tarde”, referiu.

Os testes efetuados na clínica San Raffaele, em Milão, indicaram que sofre de grave insuficiência aórtica, o que leva a que o sangue que passa na respetiva válvula do coração circule na direção oposta ao que era suposto.

A cirurgia para substituição da válvula deverá demorar cerca de quatro horas, após a qual deverá permanecer nos cuidados intensivos durante até dois dias, seguindo-se um período de reabilitação de pelo menos um mês.