Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

“O Capital” autografado por Marx vai a leilão

  • 333

GETTY

O livro foi dado por Karl Marx ao seu amigo Johann Eccarius a 18 de setembro de 1867, quatro dias depois da sua edição

Os responsáveis da leiloeira londrina Bonhams calculam que a licitação do exemplar raro da primeira edição de “Das Kapital” (“O Capital¨), autografado por Karl Marx, possa chegar aos 150 mil euros no próximo dia 15.

“Um exemplar tremendamente importante de um livro que mudou o mundo”, é o modo como é descrito por um responsável da Bonhams. O livro foi dado por Marx ao seu amigo Johann Georg Eccarius a 18 de setembro de 1867, apenas quatro dias depois da sua edição.

Tal como Marx e Frederick Engels, o alfaiate alemão Eccarius foi membro da Liga dos Justos, organização revolucionária que contava com alemães que haviam emigrado para Inglaterra e que daria depois lugar à Liga Comunista.

Provavelmente, os três ter-se-ão encontrado no segundo congresso do grupo em Londres em 1846.

Marx e Eccarius foram grandes amigos até se terem desentendido e rompido relações. Marx veio depois dizer que Eccarius se apropriou das suas ideias em artigos jornalísticas e a acusá-lo de ser um informador pago pela polícia.

Eccarius terá contudo guardado o exemplar do livro, que permaneceu com os seus descendentes.

“O Capital” é composto por três volumes, mas apenas o primeiro foi editado durante a vida de Marx. Os dois seguintes, que resultam das notas do autor compiladas por Engels, surgiram em 1885 e 1894.