Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Pedro Pablo Kuczynski à frente de Keiko Fujimori nas presidenciais do Peru

  • 333

MARTIN BERNETTI

O ex-executivo do Banco Mundial e candidato presidencial Pedro Pablo Kuczynski vai à frente na contagem de votos da segunda e última volta das eleições peruanas, disputada este domingo

De acordo com uma sondagem à boca de urna, da empresa Gfk, Kuczynski vai ser eleito o próximo Presidente do Peru com 50,8% dos votos contra 49,2% para Keiko Fujimori, filha do antigo Presidente peruano Alberto Fujimori.

Durante várias semanas, e após vencer a primeira volta presidencial em abril, Fujimori manteve a liderança sobre o rival para as eleições deste domingo mas terá sido castigada nas urnas por causa de escândalos recentes dentro do seu partido Força Popular.

Segundo uma outra sondagem, do Ipsos, o ex-ministro da Economia, conservador, irá vencer com 50,5% dos votos contra 49,5% para Fujimori. Em entrevista à estação América Televisión, o diretor desse instituto de sondagens, Alfredo Torres, alertou que o inquérito está dentro da margem de erro de 1%, pedindo "prudência" na sua análise até serem conhecidos os resultados oficiais.

Ao final da madrugada em Lisboa, foram avançados os primeiros resultados parciais da votação, que pareceram confirmar a provável vitória de PPK, como é conhecido: com 52% dos votos contabilizados, já angariava 50,59% contra 49,41% para Fujimori.