Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Estados Unidos alertam quanto a risco de atentados no Euro2016

  • 333

Getty

As advertências são feitas aos cidadãos americanos que tencionem ir a França este verão: Os estádios em que terão lugar os jogos do Euro2016, assim como outros eventos relacionados com a competição, podem ser vulneráveis a ataques terroristas

“O grande número de turistas que visitará a Europa nos meses de verão irá criar grandes alvos para os terroristas”, refere uma mensagem emitida pelo departamento de Estado norte americano, numa advertência especialmente dirigida aos seus cidadãos que tencionem visitar a França durante o Euro 2016.

Os estádios em que terão lugar os jogos, assim como outros eventos relacionados com a competição, que decorre entre 10 de junho e 12 de julho, podem ser vulneráveis a ataques terroristas, refere a mensagem que adverte também relativamente a outros potenciais alvos.

“Nós estamos a alertar os cidadãos norte americanos para o risco de potenciais ataques terroristas na Europa, que tenham como alvo grandes eventos, locais turísticos, restaurantes, centros comerciais e meios de transporte”.

Os visitantes norte americanos são aconselhados a permanecerem atentos aos media locais e a estabelecerem planos para conseguirem contactar os seus familiares em caso de uma emergência.

A mensagem recorda que o estado de emergência, decretado com os atentados de Paris de novembro passado, foi prolongado, tendo em conta a realização do Euro, assim como a Volta à França, que tem lugar entre 2 e 24 de julho.

Cerca de 2,5 milhões de adeptos devem deslocar-se a França para assistir os jogos que envolvem 24 seleções.

“Nós sabemos que (o autodenominado Estado Islâmico – Daesh) está a planear mais ataques... e que França é claramente um alvo”, afirmou Patrick Calvar, que chefia a Diretoria Geral da Segurança Interna francesa, falando este mês perante um comité de defesa do parlamento francês.