Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Facebook e Microsoft vão construir “autoestrada submarina” privada

  • 333

Projeto conjunto, que vai ligar os EUA a Espanha, tem como objetivo garantir velocidade suficiente nos serviços de realidade virtual e de live streaming dos duas gigantes tecnológicas em todo o mundo

A Microsoft e o Facebook anunciaram na quinta-feira um megaprojeto conjunto para instalar um cabo submarino no oceano Atlântico a ligar a costa leste dos EUA a Espanha para melhorar a velocidade de internet nos serviços globais das duas empresas.

A conectividade rápida é uma prioridade para as gigantes tecnológicas, em particular para a empresa de Mark Zuckerberg, que está apostado em atrair mais e mais utilizadores aos serviços de live streaming e de realidade virtual da rede social. As duas atividades cibernéticas consomem vastas quantidades de largura de banda.

O cabo irá partir do norte do estado de Virginia, um dos principais pontos da internet global, até Bilbau, em Espanha, fazendo a ligação entre os Estados Unidos e a Europa, África, Médio Oriente e Ásia. As multinacionais garantem que será o cabo subaquático com maior capacidade da dúzia que já atravessa o fundo do oceano Atlântico.

Para já não se sabe quanto custará o projeto, cuja gestão estará a cargo de uma subsidiária, a multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica. A construção da autoestrada subaquática deverá começar em agosto deste ano, prevendo-se que esteja concluída em outubro de 2017.