Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Twitter altera regras para dar mais liberdade aos utilizadores

  • 333

Notícia está a ser avançada pela Bloomberg e ainda não foi oficialmente confirmada pela empresa

O site de microblogging Twitter vai parar de contabilizar fotografias e links externos no limite de 140 caracteres de cada publicação, numa tentativa de dar mais espaço de escrita aos utilizadores. Neste momento, cada link ocupa 23 desse máximo de 140 caracteres, mesmo quando o Twitter os encura automaticamente.

A notícia está a ser avançada pela Bloomberg citando uma fonte familiarizada com o processo; a empresa recusou-se a comentar os alegados planos à agência de notícias. Segundo a mesma fonte, esta mudança pode acontecer nas próximas duas semanas.

Em janeiro, o fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, tinha anunciado que a empresa pretendia explorar novas formas de permitir aos seus utilizadores que escrevam publicações mais longas. O limite de 140 caracteres por tweet foi originalmente adotado para que cada publicação correspondesse a uma mensagem de texto em telemóvel; quando a empresa foi lançada em 2006, antes de existirem smarthones, muitos utilizadore escreviam os tweets como SMS antes de os publicarem.

Para Dorsey, o limite imposto é uma "linda limitação" que "inspira criatividade e laconismo", mas facto é que a empresa tem despendido bastante energia a tentar atrair novos utilizadores perante uma queda de mais de 70% no preço das suas ações ao longo do ano passado. Para combater essa tendência, a empresa anunciou em junho que ia aumentar o limite de espaço nas mensagens diretas trocadas entre dois utilizadores para um máximo de 10 mil caracteres.