Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tailândia fecha ilha a turistas antes que danos sejam irreversíveis

  • 333

No ano passado, a idílica Koh Tachai foi considerada a mais bela ilha da Tailândia. As suas praias terão capacidade para receber cerca apenas umas 70 pessoas, mas chegam a ter mais de mil

A partir de 15 de outubro deste ano, a ilha Koh Tachai, com as suas idílicas praias e recifes de corais, passará a estar inacessível para visitantes.

“Temos de a fechar para permitir a reabilitação ambiental, tanto da ilha como do mar, sem que haja perturbação pelas atividades turísticas e antes que os danos se tornem irreversíveis”, justifica Tunya Netithammakul, diretor-geral do Departamento dos Parques Naturais, Vida Selvagem e Conservação das Plantas da Tailândia. “Devido à sua beleza, Koh Tachai tornou-se um popular local turístico, tanto de tailandeses como estrangeiros, o que resultou na sobrelotação e degradação dos seus recursos naturais e ambientais”, sustenta.

No ano passado a ilha foi mesmo considerada como a mais bela da Tailândia pelo site beachmeter.com.

Pelas estimativas dos responsáveis tailandeses, as praias da ilha teriam capacidade para receber apenas umas 70 pessoas, mas chegam a ultrapassar o milhar de veraneantes.

A generalidade dos parques marítimos nacionais tailandeses fecham a 15 de outubro, devido à entrada na época das monções, mas no caso de Koh Tachai esse fecho será definitivo.