Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Multidão foi ver a chegada à Austrália do maior avião do mundo

  • 333

FILIP SINGER/EPA

O gigante dos ares, Antonov An-225 Mriya, atraiu mais de 15 mil pessoas para junto aeroporto de Perth, Austrália

Chegou com duas horas de atraso e fez-se à pista por uma rota diferente da prevista, devido às condições climatéricas, para frustração das mais de 15 mil pessoas que se tinham colocado naquele que seria o melhor ponto para assistirem no domingo à chegada do Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo, ao aeroporto de Perth, Austrália.

“É um monstro”, gritou John Norcic após ter visto o aparelho a pousar. “Os meus filhos pensam que eu sou doido por ter vindo para aqui de manhã tão cedo, mas foi uma oportunidade única na vida”, explicou à “West Australia”.

O gigante dos ares, o ucraniano Antonov An-225 Mriya, tem 84 metros de comprimento, mais sete do que o Boeing 747-8 e mais 11 do que o Airbus A380-800, e pesa 175 toneladas quando está completamente sem carga nem combustível. Tem capacidade para transportar até 600 toneladas de carga.

A viagem da capital da República Checa até à Austrália destinou-se a transportar um gerador de energia, que pesa 117 toneladas, para uma mina do oeste da Austrália.

As filas de trânsito estenderam-se por quilómetros e muitos acabaram por assistir à chegada do avião estacionados junto à estrada, a quilómetros de distância.