Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Coreia do Sul, EUA e Japão anunciam exercícios antimísseis contra Pyongyang

  • 333

RUSSIAN DEFENCE MINISTRY PRESS SERVICE/HANDOUT

Os aliados estão a ultimar os detalhes dos exercícios militares conjuntos, os primeiros a reunirem os três países e que vão acontecer ao largo da costa do Hawai no próximo mês, em data ainda a definir

Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos vão, pela primeira vez, levar a cabo exercícios antimísseis conjuntos, anunciados esta segunda-feira para junho, no que os três países dizem ser uma preparação para enfrentar a crescente ameaça nuclear representada pela Coreia do Norte.

De acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, os aliados ainda estão a ultimar os detalhes da operação após terem alcançado o acordo, fazendo desta a primeira vez que os três cooperam em exercícios militares na região.

Segundo a mesma fonte, os exercícios de "alerta de mísseis", que terão lugar no Hawai, estão a ser preparados para melhorar as capacidades de defesa de Seul e irão focar-se na troca de contactos e conhecimentos sobre deteção e rastreio de eventuais lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte – não se prevendo que inclua simulações de interceção de mísseis e outros projéteis. Ainda não foi confirmada uma data precisa para os exercícios.