Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ban Ki-moon elogia António Guterres

  • 333

HUGO CORREIA/REUTERS

O secretário-geral da ONU considera que o candidato português foi um grande líder das Nações Unidas

O secretário-geral cessante das Nações Unidas considera que António Guterres “é um grande líder, com uma forte visão”, por quem tem uma grande admiração, segundo disse numa entrevista ao Expresso, que será publicada na íntegra na próxima semana.

Segundo Ban Ki-moon, que esteve em Portugal durante dois dias a convite do Presidente da República, o candidato português ao cargo de secretário-geral da ONU “deu um grande contributo à Humanidade como Alto Comissário para os Refugiados“, tendo deixado “um grande legado”.

“Como Alto Comissário, António Guterres foi um dos grandes líderes da ONU”, disse ainda o secretário-geral, que se recusou a responder se Guterres daria um bom secretário-geral ou se teria boas possibilidades de atingir o cargo, atualmente disputado por nove candidatos.

“Como secretário-geral tenho de ser neutral e imparcial neste processo, mas estou confiante no novo processo de escolha do meu sucessor, que é muito transparente, pelo que espero francamente que funcione”, sublinhou

Durante a sua estada em Lisboa, Ban Ki-moon encontrou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros e com um grupo de estudantes sírios, jantou com o primeiro-ministro e almoçou, ontem, com o Presidente. Guterres participou em ambas as refeições. Ontem, deslocou-se ao Parlamento, onde teve um encontro com Ferro Rodrigues e foi aplaudido de pé por todas as bancadas.