Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Brasil. Ministros de Temer tomam posse esta tarde

  • 333

EVARISTO SA/Getty

Os ministros do governo de Michel temer deverão ser empossados numa cerimónia que está marcada para as 15h (19h em Lisboa) no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília

Os ministros do Governo liderado por Michel Temer, na sequência da suspensão do mandato de Dilma Rousseff, vão tomar posse ainda esta quinta-feira.

Os governantes deverão ser empossados numa cerimónia que está marcada para as 15h (19h em Lisboa) no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília. No final, o Presidente interino do Brasil fará uma conferência de imprensa, onde deverá anunciar as primeiras medidas enquanto chefe do governo.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, a tónica do discurso de Temer assentará na ideia de “Ordem e Progresso”, associada à bandeira nacional, num claro apelo á união do país. O Chefe de Estado brasileiro deverá apontar ainda como prioridades o corte da despesa com vista à recuperação da economia e o combate à corrupção.

Esta quinta-feira, o processo de destituição de Dilma Rousseff foi aprovado no Senado com 55 votos a favor e 22 contra, numa maratona de mais de 20 horas. A governante será afastada do cargo por 180 dias, sendo julgada pelo crime de responsabilidade por alegadamente ter manobrado as contas públicas.

Entretanto, decorrem em todo o país vários protestos a favor e contra o afastamento da Presidente brasileira. Em Brasília, à frente do Palácio do Planalto aguardam cerca de 3 mil apoiantes à espera do discurso de Dilma.