Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Isabel II critica comportamento dos membros de delegação chinesa. “Muito rudes”

  • 333

HUGO RITTSON THOMAS / ROYAL HOUSEHOLD / HANDOUT

“Apanhada” numa conversa com a responsável pela segurança durante a visita de Estado do presidente chinês Xi Jinping ao Reino Unido, que se realizou no ano passado, a rainha criticou os elementos da delegação chinesa, que considerou terem sido “muito mal-educados para a embaixadora”

Seria uma conversa privada, mas uma câmara de televisão captou a troca de impressões em que a rainha Isabel II descreve como “muito rude” a delegação chinesa que acompanhou a visita de Estado do presidente chinês Xi Jinping ao Reino Unido, em outubro do ano passado.

Vestida com um casaco cor-de-rosa, chapéu e luvas brancas, a rainha de Inglaterra falava com Lucy D'Orsi - que foi responsável pela segurança durante a visita de Xi e sua esposa - durante uma receção no Palácio de Buckingham, na terça-feira.

“Oh, que pouca sorte!”, diz a certa altura a monarca, que em resposta ouve D'Orsi desabafar que, no seu caso, a visita foi um “teste de fogo”. “Eu sei”, exclama depois Isabel II, que ainda acrescenta que os elementos da delegação chinesa “foram muito mal-educados para a embaixadora”, referindo-se a Barbara Woodward.

Lucy D'Orsi concorda e a rainha volta a mostrar o seu descontentamento com um reprovador “extraordinário!”.

Já esta quarta-feira, um porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros veio garantir que “a visita de Estado do presidente Xi Jinping, no ano passado, foi um sucesso”, aliás reconhecido por “ambas as partes”. Sobre as imagens nada foi dito, mas a BBC adiantou que a sua emissão na China foi interrompida quando o vídeo em causa foi transmitido.

Por sua vez, o Palácio de Buckingham referiou apenas que não comenta as conversas privadas da rainha.