Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Detidos dois afegãos suspeitos de planearem atentados em Roma, Paris e Londres

  • 333

Dois cidadãos afegãos foram detidos esta terça-feira no porto de Bari, no sul de Itália. Outros três membros da mesma célula jiadista continuam a monte

A polícia italiana anunciou que deteve esta terça-feira dois cidadãos afegãos suspeitos de planearem atentados em França, Itália e no Reino Unido. Hakim Nasiri, de 23 anos, e Gulistan Ahmadzai, de 29, foram detidos no porto de Bari, no sul de Itália, acusados de terrorismo internacional e de auxílio à migração ilegal.

Ambos foram presos quando estavam a fotografar um centro comercial local. Outros três membros da mesma célula jiadista continuam a monte, sendo que um deles terá conseguido fugir para o Afeganistão, de acordo com os media locais.

As autoridades encontraram várias fotos e vídeos nos telemóveis dos dois suspeitos que evidenciam que ambos estavam a preparar ataques em Roma, Paris e Londres. Os alvos na capital italiana seriam o Circo Máximo e o Coliseu, segundo as autoridades italianas.

Entre as fotos encontravam-se uma em que se viam os dois afegãos junto à mesquita de Meca pintada de azul e da Torre Eiffel coberta de roxo, cores que simbolizam o paraíso e a morte, refere a BBC.

Foram também descobertos vídeos em que os dois suspeitos prestavam homenagem à outros membros do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh), que se encontram detidos na prisão de Guantánamo, e entoavam cânticos jiadistas.

Apesar de se encontrarem em Itália com um visto humanitário e com poucos recursos, as autoridades suspeitam que os dois afegãos terão viajado para as capitais onde planeavam atentados, não tendo as imagens sido objeto de manipulação.