Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Atentado faz três mortos no sul da Turquia

  • 333

SERTAC KAYAR/REUTERS

Um carro armadilhado explodiu quando se encontrava a passar uma carrinha blindada da polícia

Três pessoas morreram e 45 ficaram feridas, devido à explosão de um carro armadilhado esta terça-feira em Diyarbakir, a principal cidade do sudeste da Turquia, que tem sido cenário da insurreição de militantes curdos.

Os explosivos colocados no carro foram detonados à distância quando se encontrava a passar uma carrinha blindada do polícia, segundo indicou o gabinete do governador.

Doze polícias ficaram feridos, assim como cinco detidos que se encontravam a ser transportados para um hospital. Os detidos pertenciam ao ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PTC) e podem ter sido o alvo do atentado, por suspeita de serem informadores, referiu um alto responsável turco à agência Reuters.

Parte de Diyarbakir e outras cidades da região próxima da Síria, Iraque e Irão têm sido palco de grandes operações das forças de segurança turcas após o conflito com PTC se ter intensificado em julho do ano passado.

Desde então, centenas de polícias e soldados e milhares de combatentes PTC morreram, segundo os dados oficiais turcos. Os partidos da oposição indicam que mais de 500 civis também morreram devido ao conflito