Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Canadá: Milhares de pessoas ainda em risco de ficarem encurraladas pelas chamas

  • 333

Getty

A totalidade da população de Fort McMurray já saiu da cidade, mas uma parte continua em risco de ficar encurralada pelas chamas.O gigantesco incêndio permanece incontrolável e as autoridades dizem que só quando começar a chover a situação irá mudar

Cerca de 8 mil pessoas que abandonaram a cidade canadiana de Fort McMurray em direção ao norte acabaram por ficar bloqueadas e estão a ser retiradas por meio aéreos, enquanto a sul autoridades esperam desbloquear esta sexta-feira a circulação na estrada, de modo a que as restantes 17 mil pessoas que ainda ali se encontram, sob o risco de também ficarem encurraladas pelas chamas, possam chegar a locais seguros.

O gigantesco incêndio que obrigou à retirada dos cerca de 80 mil habitantes de Fort McCurray e colocou toda a província de Alberta sob estado de emergência continua incontrolável e não há a perspetiva que tal possa mudar para já.

“Deixem-me falar claro: tanques aéreos não vão parar este fogo”, declarou Chad Morrison. o responsável da proteção da vida selvagem de Alberta. “Vai continuar a avançar sob estas condições de seca até que nós tenhamos chuva significativa”, acrescentou.

Os fortes ventos, aliados às temperaturas invulgarmente altas para a época e à ausência de humidade contribuíram para o alastramento do fogo que na quinta-feira já atingira uma extensão de 850 quilómetros quadrados.

Mais de 1100 bombeiros e 145 helicópteros estão envolvidos nas operações. “Podíamos multiplicar por cinco o número de bombeiros e mesmo assim não poderíamos chegar a todas as frentes”, afirmou Morrison.

Mais de 1600 casas e outros edifícios de Fort McMurray já foram consumidos pelo fogo. A cidade junto à qual ficam localizadas importantes reservas petrolíferas é rodeada por florestas e apesar da sua dimensão só tem duas vias de saída por carro.

Apesar da dimensão do fogo não há registo de vítimas e até agora as infraestruturas da exploração de petróleo e gás não foram afetadas.