Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Navy Seal morre em combate no Iraque

  • 333

Há dois anos que as forças armadas norte-americanas não registavam baixas no Iraque

Um operacional da conceituada unidade de operações especiais da Marinha norte-americana, os Navy Seals, morreu esta terça-feira de manhã em combate no Norte do Iraque. O militar, cuja identidade não foi até agora divulgada, terá sido abatido pelos combatentes do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) a escassos cinco quilómetros a norte de Mosul.

O inimigo terá penetrado a linha da frente constituída pela infantaria ligeira do Curdistão iraquiano, que integra a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, e atingido mortalmente este Navy Seal, em missão de apoio e aconselhamento (“advise and assist”) das forças no terreno.

O secretário de Estado da Defesa norte-americano (o equivalente ao ministro da Defesa em Portugal) confirmou a notícia esta tarde em Estugarda, durante uma visita a esta cidade alemã.

Segundo o Pentágono (Ministério da Defesa dos EUA), este é o terceiro militar morto em ação desde de que os EUA assumiram a liderança da coligação internacional que combate o Daesh, em 2014. É igualmente a terceira baixa registada desde a retirada dos militares norte-americanos do Iraque, em 2011.