Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Google regista patente de dispositivo que é injetado no olho

  • 333

Chris Jackson/Getty

A gigante tecnológica está a desenvolver umas lentes de contacto inteligentes que resolvem problemas de visão e não só...

A Google registou na última quinta-feira a patente de um microcomputador que é implantado no olho. Isso mesmo, leu bem. Trata-se de um pequeno dispositivo eletrónico que é injetado no globo ocular e que permite corrigir problemas de visão e oferece outras potencialidades.

O método consiste em “remover a lente natural e injetar um fluido na cápsula do cristalino do olho”, que se solidifica e que se une ao cristalino.

Se por um lado a tecnologia – que está ainda a ser desenvolvida pela empresa norte-americana – consiste numa alternativa à cirurgia para resolver casos de miopia ou astigmatismo, permite também o armazenamento de dados.

O dispositivo inclui componentes como lentes, sensores, unidade de armazenamento, bateria e um sistema de rádio que funciona através de uma antena externa, refere a “Forbes”.

A Google já tinha desenvolvido mais tecnologia relacionada com a visão. Em 2014, a gigante tecnológica criou uma lente de contacto que media os níveis de glicose através das lágrimas, de forma a ajudar o controlo diário da diabetes.