Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

China. Um rap militar para conquistar novos recrutas

  • 333

Planos rápidos e sequências ao estilo dos melhores filmes de ação. O vídeo para angariar novos militares tem po robjetivo mostrar que pertencer ao Exército de Libertação Popular é “cool”

Chegar aos mais novos através do vídeo não é novidade no que ao Governo chinês diz respeito. O esforço para modernizar a imagem do Partido Comunista e o recurso a uma linguagem mais próxima da juventude é recorrente, ao ponto de poderem ser citados exemplos como um vídeo de desenhos animados para explicar o “sonho chinês” ou um outro, também com bonecos e um rap como fundo musical, onde é explicada a forma como estão a ser combatidos problemas como a corrupção no país.

A última produção recorre ao rap de forma ainda mais elaborada, num vídeo cujo objetivo é seduzir recrutas para o Exército.

Sequências rápidas e planos ao estilo dos melhores filmes de ação complementam o ambiente “cool” que a música faz por criar. Nem falta uma cena de sequestro, onde é preciso salvar uma refém em apuros. A letra, claro, está pensada para sublinhar o objetivo: “Pensa sempre na missão; o inimigo para sempre nos teus olhos. Estás pronto?”.

A reação ao vídeo do Exército de Libertação Popular tem sido, contudo, desigual. Há quem o aplauda nas redes sociais e tenha ficado impressionado e há quem questione o dinheiro gasto em mais uma manobra de propaganda.

A estatística dos recrutamentos nos meses vindouros esclarecerá qual o real efeito deste rap militar.