Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Austrália vai recorrer ao vírus do herpes para matar carpas invasivas

  • 333

Sean Gallup/GETTY

Governo australiano prevê que esta estratégia será responsável pelo deasparecimento de cerca de 95% das carpas invasivas nos próximos 30 anos

Chama-se “carp-aggedon” e é o novo plano do Executivo australiano para combater a praga das carpas invasivas, que tem um impacto anual de cerca de 500 milhões de dólares australianos (327 milhões de euros).

Depois de outros métodos que se revelaram infrutíferos, o governo de Malcolm Turnbull resolveu apostar numa nova estratégia para combater a praga, que passa por lançar o vírus herpes (cyprinid herpesvirus) na bacia Murray-Darling.

A estratégia, que custará cerca de 15 milhões de dólares australianos (9,8 milhões de euros), deverá matar cerca de 95% das carpas nos próximos 30 anos, de acordo com as previsões do governo.

Segundo o “Guardian”, o vírus do herpes – também conhecido por CyHV-3 – é responsável pela destruição da pele e dos rins das carpas, sendo que 24 horas depois da apresentação destes sintomas os peixes acabam por morrer.

Os especialistas garantem que o vírus não afetará outros peixes, ou outras espécies animais, sublinhando que as carpas invasivas é que têm um impacto negativo sobre o ecossistema da Austrália.