Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Colômbia legaliza casamentos entre pessoas do mesmo sexo

  • 333

GUILLERMO LEGARIA/GETTY

Casais gay já eram autorizados a formarem parcerias civis no país. Passam agora a ter os mesmos direitos que os casais heterossexuais

O Supremo Tribunal da Colômbia decidiu na quinta-feira que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é um direito que deve ser respeitado, tornando o país no quarto da América Latina a legalizar a união de homossexuais.

Os casais gay já eram autorizados a formarem "parcerias civis" no país, mas de acordo com a sentença da alta instância judicial passam agora a ter os mesmos direitos dos casais heterossexuais.

No início deste mês, o Tribunal Constitucional tinha recusado uma petição apresentada por um juiz para combater os direitos dos gays a casarem. Antes da Colômbia, a Argentina, o Brasil e o Uruguai já tinham legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O primeiro país da região a fazê-lo foi a Argentina, em julho de 2010.

No México, o casamento gay só é legal na capital e em determinados estados que assim o aprovaram, não havendo para já uma ordem nacional a garantir esse direito dos homossexuais.