Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Brasil: maioria da população a favor de novas eleições presidenciais

  • 333

NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images

Sondagem mostra que 62% da população brasileira prefere a realização novas eleições ao impeachment, processo para o afastamento temporário de Dilma e sua substituição pelo vice-presidente, que aguarda a aprovação pelo Senado

A maioria dos brasileiros quer ver Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer fora do poder. Esta é uma das conclusões da pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), que revelou que 62% dos brasileiros preferem que sejam realizadas novas eleições presidenciais no Brasil.

Para a maioria dos entrevistados esta é a melhor forma de ultrapassar o momento de crise política que o Brasil atravessa, contra apenas 25% que consideram que Dilma deve continuar o seu mandato com um novo pacto entre Governo e oposição e 8% que consideram que a melhor solução é o impeachment – ou seja, o afastamento temporário de Dilma Rousseff, com Michel Temer a assumir a presidência.

Questionados sobre o grau de satisfação em relação ao funcionamento da democracia no seu país, 83% dos entrevistados declararam-se pouco ou nada satisfeitos. Já 12% dos inquiridos garantiram estar “satisfeitos” e apenas 40% garantiram que, para eles, a democracia é preferível a qualquer outra forma de Governo. Assim, para 15% dos entrevistados, “em algumas circunstâncias, um Governo autoritário pode ser preferível a um Governo democrático.”

A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 18 de abril (no dia 17 os deputados aprovaram o pedido de afastamento temporário de Dilma, processo que aguarda agora pela aprovação do Senado), envolveu 2.022 pessoas em 142 municípios. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de apenas 2%.