Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Boko Haram dá empréstimos para recrutar jovens

  • 333

Jovens talhantes, comerciantes, alfaiates e esteticistas do nordeste da Nigéria são o alvo da estratégia do grupo terrorista, que lhes concede empréstimos concebidos de modo a que seja impossível serem pagos

Desesperados por recrutarem novos membros face aos ataques de que têm sido alvo, o grupo jiadista Boko Haram está a conceder empréstimos a jovens empreendedores e artesãos para os obrigar depois a integrarem as suas fileiras, alertou, na quarta-feira, o Estado-Maior da Defesa da Nigéria.

“O principais alvos deste negócio não sagrado de recrutamento são jovens do nordeste, especialmente talhantes, comerciantes, alfaiates e esteticistas e outros empreendedores ", disse o porta-voz do Estado-Maior. Rabe Abubakar salientou que os jovens "podem ser facilmente atraídos por esses empréstimos sem prestarem atenção aos diversos perigos associados à sua aceitação", sejam dos grupo jiadista ou de fonte desconhecida.

Os empréstimo são sub-repticiamente concebidos de modo a que seja impossível serem pagos. Os beneficiários ficam depois numa situação de terem que aderir ao Boko Haram para evitarem ser mortos. As declarações do porta-voz do Estado-Maior da Defesa inserem-se numa campanha que as autoridades nigerianas tem em curso para alertar as populações para o perigo do recurso aquele tipo de empréstimos.