Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ativista antiescravatura substitui Presidente dono de escravos em novas notas de 20 dólares

  • 333

Fotografia da histórica ativista pelos direitos dos negros durante a escravatura está exposta no Smithsonian

Chip Somodevilla

Harriet Tubman é a primeira mulher a figurar em dinheiro corrente dos Estados Unidos em mais de 100 anos e vem substituir figura do antigo Presidente Andrew Jackson, que passa para a parte de trás da mesma nota

A histórica ativista antiescravatura Harriet Tubman vai tornar-se a primeira mulher a figurar em notas de dólares em mais de um século, substituindo Andrew Jackson nas novas notas de 20 dólares. O sétimo Presidente dos Estados Unidos (1829-1837), que era dono de escravos negros e que até agora dava a cara a essas notas, passa para a parte traseira das mesmas.

Nascida por volta de 1820, Tubman ajudou centenas de escravos como ela a escaparem ao jugo dos seus detentores. A nova nota de 20 dólares terá como base uma fotografia da ativista que está em exposição no museu Smithsonian, em Washington.

Entre 1865 e 1896, as notas de 20 dólares já tinham tido uma mulher, a ameríndia nativa Pocahontas, como estampa, numa fotografia de grupo que incluía outras pessoas, todos homens. Entre 1891 e 1896, as notas de 1 dólar foram as primeiras a ter como figura central uma mulher, no caso a antiga primeira-dama Martha Washington, mulher do primeiro Presidente dos EUA, George Washington.

A apresentação das novas notas foi feita na quarta-feira à noite, madrugada desta quinta, pelo Tesouro americano, que confirmou ter desistido de retirar a imagem de Alexander Hamilton, um dos fundadores do sistema financeiro dos EUA, das notas de 10 dólares.

“Tubman foi não só uma figura histórica como um modelo de liderança e participação na nossa democracia”, defendeu o secretário do Tesouro, Jacob Lew. “A sua incrível história de coragem e compromisso para com a igualdade encarna os ideais de democracia que a nossa nação celebra.”

Outras líderes do movimento pelos direitos das mulheres, como Lucretia Mott, Sojourner Truth, Susan B Anthony, Elizabeth Cady Stanton e Alice Paul, vão passar a ocupar as traseiras das novas notas de 10 dólares. Já na parte de trás das notas de 5 dólares, a acompanhar a figura de Abraham Lincoln na frente, vão passar a figurar outros importantes líderes históricos norte-americanos, como Martin Luther King, a antiga primeira-dama Eleanor Roosevelt e a cantora Marian Anderson.