Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hillary e Trump vencem em Nova Iorque

  • 333

JUSTIN LANE / ANDREW GOMBERT

Projeções avançadas pelas televisões norte-americanas apontam para a vitória de Hillary Clinton, pelos democratas com 60,5% dos votos, e Donald Trump, pelos republicanos com 68,6%

Hillary Clinton, pelos democratas, e Donald Trump, pelos republicanos, venceram esta terça-feira as primárias democratas no estado de Nova Iorque, aproximando-se ainda mais da nomeação como candidatos às eleições presidenciais norte-americanas, segundo projeções das televisões.

No que diz respeito à antiga secretária de Estado, vários canais, incluindo CNN, NBC e Fox News, projetam a vitória sobre o senador Bernie Sanders numa votação em que os dois pré-candidatos começaram por ter resultados muito próximos. Clinton conseguiu 60,5% dos votos contra os 39,5% de Sanders, segundo estimativas da CNN.

Do lado republicano, a CNN deu a vitória a Donald Trump, com 68,6% dos votos, ficando à frente do seu principal rival, Ted Cruz, com 13,6%, e do governador de Ohio, John Kasich, com 17,8%, segundo as projeções.

Nas primárias são eleitos delegados que representam os estados norte-americanos nas convenções nacionais dos partidos Republicano e Democrata nas quais serão escolhidos os respetivos candidatos nas eleições presidenciais marcadas para novembro.