Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Novo sismo no Japão de magnitude 7.1

  • 333

Segundo o Pacific Tsunami Warning Center não existe ameaça de tsunami. Já na quinta-feira, a zona de Kumamoto foi atingida por um terramoto com magnitude de 6.4

Um sismo de 7.1 atingiu a zona de Kumamoto, sudoeste do Japão. O tremor fez-se sentir pelas 1h25 deste sábado, hora local (17h25 de sexta-feira em Lisboa). O epicentro registou-se a 7km de profundidade.

Embora o Pacific Tsunami Warning Center não tenha levantado qualquer alerta e tenha considerado que não existia ameaça de tsunami, o centro metrológico japonês alertou para possibilidade de ondas com mais de um metro. Alguns minutos depois o aviso foi levantado.

Não há, para já, registo de vítimas ou danos materiais.

Há um dia, outro tremor de terra, com magnitude 6.4, ocorreu a dez quilómetros de profundidade às 21h26 locais (13h26 em Portugal continental), com epicentro na ilha de Kyushu. Seguiram-se várias réplicas e ocorreram diversos fogos na cidade de Mashiki.

Morreram pelo menos nove pessoas. Até agora, e de acordo com informações das autoridades locais, oito pessoas estão internadas no hospital em estado crítico, havendo mais de 850 feridos. O sismo provocou o colapso de vários edifícios e danos noutras infraestruturas.