Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Pergunta do Greenpeace leva Clinton a dizer que já está “pelos cabelos” com Sanders. O vídeo tornou-se viral

  • 333

A pergunta veio de uma ativista do Greenpeace, mas a candidata democrata respondeu que já está “pelos cabelos com as mentiras que a campanha de Sanders tem feito a meu respeito”. Em causa estão os donativos vindos da indústria dos combustíveis fósseis

Em apenas um dia, mais de 740 mil pessoas já assistiram ao vídeo colocado no YouTube pelo Greenpeace que mostra a candidata às primárias no Partido Democrata, Hillary Clinton, a exaltar-se com uma pergunta sobre donativos supostamente vindos da indústria dos combustíveis fósseis.

“Irá você agir em coerência com as suas palavras e rejeitar o dinheiro [vindo da indústria] dos combustíveis fósseis na sua campanha?”, foi a pergunta com que foi confrontada durante um evento em Nova Iorque.

A questão foi colocada por Eva Resnick-Day, ativista contra as mudanças climáticas. Na sua resposta irada, Clinton disparou em direção ao seu principal opositor, Bernie Sanders: “Eu tenho dinheiro de pessoas que trabalham nos combustíveis fósseis. Eu estou pelos cabelos das mentiras que a campanha de Sanders tem feito a meu respeito. Estou pelos cabelos com isso”.

Clinton encarou a pergunta como vindo em sequência das críticas que o seu rival no partido democrata lhe tem feito, associando a sua candidatura aos interesses dos grandes grupos económicos devido aos donativos que tem recebido.

A reação de Clinton levou Resnick-Day a vir depois esclarecer na Internet que trabalha para o Greenpeace e não para Sanders, aproveitando para reforçar as suas acusações.