Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Seis suspeitos militantes do Daesh detidos na Turquia

  • 333

OZAN KOSE

CNN Turk avança que quatro dos seis detidos têm nacionalidade síria e estiveram envolvidos nos atentados que, a 10 de outubro passado, vitimaram 102 pessoas em Ancara. Grupo foi detido na mesma cidade onde a polícia turca capturou Ibrahim El Bakraoui, um dos bombistas-suicidas dos atentados de há uma semana em Bruxelas

Seis presumíveis militantes do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) foram detidos na Turquia acusados de estarem a preparar atentados suicidas, revelou esta segunda-feira a cadeia de televisão CNN Turk.

Quatro dos seis detidos em Gaziantep, uma cidade do sudeste da Turquia próxima da fronteira com a Síria, são de nacionalidade síria e foram especialmente treinados para executar ataques suicidas com carros armadilhados, avança o mesmo canal.

De acordo com as autoridades turcas, esses quatro sírios estiveram envolvidos na preparação do atentado de 10 de outubro em Ancara, que vitimou 102 pessoas na capital turca.

Foi também em Gaziantep que as autoridades turcas detiveram Ibrahim El Bakraoui, um dos bombistas suicidas que levaram a cabo os atentados da passada terça-feira em Bruxelas, que provocaram 28 mortos e 340 feridos. Dias depois desse duplo ataque, no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, Ancara revelou que após deter o mais velho dos irmãos Bakraoui o deportou para a Holanda.