Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Bernie Sanders ganha primárias no Hawai, Alasca e Washington

  • 333

MATT MILLS MCKNIGHT / EPA

Ainda que Hillary Clinton continue a ser a favorita, esta tripla vitória é fundamental para dar um novo impulso à campanha de Bernie Sanders, candidato democrata à Casa Branca

O senador Bernie Sanders, candidato democrata à Casa Branca, venceu com grande margem em relação à sua rival, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, as primárias celebradas no sábado no Hawai, no Alasca e em Washington.

No Hawai, que tem 25 delegados, Sanders ganhou 71 por cento dos votos contra apenas 29% arrecadados por Clinton, segundo a imprensa norte-americana.

No Alasca, com 16 delegados em jogo, Sanders conseguiu 82% dos votos e, em Washington, que tem 101 delegados para distribuir, obteve 73% da votação, tendo Hillary conseguido apenas 18% e 27% das votações, respetivamente.

Esta tripla vitória é fundamental para dar um novo impulso à campanha de Sanders nas eleições primárias que vão decorrer no próximo mês no médio oeste e no noroeste do país, ainda que Hillary Clinton continue a ser a favorita.

Apesar de ter sido o vencedor destes três escrutínios, a diferença entre o número de delegados obtidos por Sanders em relação aos obtidos por Clinton ainda é ampla.

No entanto, enquanto se aguarda a contagem final dos delegados de cada candidatura nestes estados, prevê-se que as primárias deste sábado tenham aumentado consideravelmente o número de delegados de Bernie Sanders, que na última semana também venceu nos estados de Idaho e Utah.

Com a contagem atual, a antiga primeira-dama dos Estados Unidos tem 1.288 delegados que venceu nas primárias e 469 'super delegados', uma elite do partido que tem autonomia de voto, ao passo que Sanders tem 947 delegados pelas primárias e 29 'super delegados'.

Os candidatos democratas têm o próximo encontro eleitoral a 05 de abril no Wisconsin, onde se vão disputar 86 delegados, mas a estratégia de Sanders é chegar com opões à Califórnia, onde há 475 delegados para distribuir em julho, sendo o estado com mais delegados em jogo.