Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Primeiro tiveram uma filha, depois conheceram-se e apaixonaram-se

  • 333

Este é um romance “ao contrário”, diz Aminah Hart, a mulher que se casou com o doador de esperma da sua filha de três anos

Parece mesmo uma história de filme, e vai sê-lo, mas desta vez a realidade adiantou-se à ficção. A história que já inspirou um livro e um guião de Hollywood é a de Aminah Hart, uma mulher australiana de 46 anos que teve uma filha recorrendo a métodos de inseminação artificial e decidiu encontrar o doador de esperma, com quem acabou por casar em dezembro passado.

Tudo começou há três anos, quando Aminah obteve o esperma de um doador anónimo e foi mãe solteira. Do seu futuro marido, só sabia que era um agricultor saudável e feliz com quatro filhos, conforme lhe foi dito no banco de esperma que visitou.

Mas depois de Leila nascer, Aminah constatou que em termos físicos a filha nada tinha a ver consigo - "eu tenho pele, olhos e cabelo escuros, ela é loira de olhos azuis" - e resolveu pedir o e-mail do doador ao banco de esperma, sabendo que ele se tinha declarado "muito receptivo" a contactos da pessoa que recebesse o seu esperma.

Com um e-mail em que agradecia o facto de ter "uma filha linda e saudável" e enviava fotografias de Leila, Aminah começou uma troca de mensagens com o doador, Scott Andersen, que durou seis meses e culminou num encontro presencial quando Aminah, que reside em Melbourne, passava umas férias no Reino Unido, onde Scott vive.

"Eles apaixonaram-se imediatamente um pelo outro, não sei se por parecerem sósias", explica Aminah à BBC. A história pouco vulgar de um casal que se conheceu através da própria filha terminou num discreto casamento celebrado em dezembro passado em Melbourne, Austrália.

"O que nos aconteceu é uma coisa completamente aleatória", comenta Aminah ao canal televisivo britânico Channel Nine, classificando esta história como um romance "ao contrário". É por isso que já passou para as páginas do seu livro "How I Met Your Father" (Como conheci o teu pai, em português) e que está neste momento a ser preparado um filme com base no romance de Scott e Aminah.