Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

França anuncia que evitou atentado terrorista

  • 333

IAN LANGSDON / EPA

Um indivíduo que tinha um “plano avançado” de um atentado foi detido na manhã desta quinta-feira em França, revelou o ministro do Interior francês

Um cidadão francês foi detido na manhã desta quinta-feira nós subúrbios de Paris e está neste momento em curso uma operação antiterrorista na região de Argenteuil. As informações foram avançadas esta noite pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, em conferência de imprensa.

“Esta operação vem no seguimento de uma detenção importante feita esta manhã pela Direção-Geral da Segurança Interna, que evitou um ataque terrorista que estava num plano avançado de preparação”, afirmou Cazeneuve, sublinhando que ainda é prematuro perceber se este indivíduo tem ligações aos atentados em Paris e em Bruxelas.

“Não há nenhum elemento concreto que nos permita indicar que estão em causa ligações aos atentados em França e na Bélgica”, acrescentou.

O governante salientou ainda que esta detenção se insere num contexto de “ameaça terrorista inédita” e que resulta de uma “investigação aprofundada” que dura há várias semanas e que conta com a “cooperação estreita” entre os serviços de informações europeus, refere o “Le Fígaro”.

A operação antiterrorista, que decorre em Argenteuil, teve início ao meio da tarde, segundo testemunharam habitantes locais. “Vários veículos da polícia começaram a chegar por volta das 17h30 (16h30 em Lisboa)”, relatou um residente ao “Le Parisien”.

Algumas casas do local foram evacuadas e foi criado um perímetro de segurança pelas autoridades, segundo a mesma fonte.

Esta quinta-feira, Salah Abdselam, o alegado cabecilha dos atentados de Paris, foi ouvido num tribunal belga, quase uma semana depois de ter sido detido em Bruxelas. O suspeito garantiu aos investigadores que não tinha conhecimento dos atentados na capital belga. O advogado de Abdselam, Sven Mary, informou por sua vez que o seu cliente mudou de ideias e quer ser extraditado o mais rapidamente para França.