Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Cores de França na homenagem de Nova Iorque às vítimas de Bruxelas

  • 333

TREVOR COLLENS/AFP/GETTY IMAGES

Uma das torres do World Trade Center deveria ter sido iluminada com as cores da bandeira da Bélgica, em memória das vítimas dos atentados em Bruxelas. Mas alguém se enganou no trabalho de casa

Em Nova Iorque, o espigão de uma das torres do World Trade Center deveria ter sido iluminado com as cores da bandeira da Bélgica, no que seria suposto ser uma homenagem às vítimas dos atentados desta terça-feira em Bruxelas. Juntar-se-ia assim às várias cerimónias idênticas reqalizadas por todo o mundo, em solidariedade com o terror vivido na capital belga. Apenas houve um problema: em vez da bandeira belga, o espigão exibiu as três cores da bandeira de França.

As cores erradas permeneceram visíveis no topo do World Trade Center durante toda a noite, com o espigão a mostrar em tons de azul, branco e vermelho da bandeira francesa, em vez das cores belgas (preto, amarelo e vermelho). Os responsáveis do World Trade Center ainda não comentaram o sucedido.

O espigão do World Trade Center, aceso com as cores da bandeira francesa

O espigão do World Trade Center, aceso com as cores da bandeira francesa

Spencer Platt/GETTY IMAGES

O governador de Nova Iorque havia anunciado na terça-feira que o edifício seria adornado com as cores da Bélgica, em solidariedade com o país. “Esta noite, o World Trade Center será pintado de preto, amarelo e vermelho, num sinal de solidariedade para com o povo belga”, decretou Andrew Cuomo. “Juntamo-nos ao resto do mundo no luto pelas vítimas destes ataques e continuamos empenhados em ajudar à criação de um mundo mais justo e pacífico”.

Por todo o mundo, vários monumentos homenagearam as vítimas do atentado em Bruxelas. Em Lisboa, essa celebração aconteceu no edifício da Câmara Municipal. Os ataques no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maalbeek causaram 31 mortos e 270 feridos, mas segundo o procurador belga estes números ainda poderão subir.

1 / 24

Carl Court/GETTY

2 / 24

Sylvain Lefevre/GETTY

3 / 24

MARTIN BUREAU/GETTY

4 / 24

EMMANUEL DUNAND/GETTY

5 / 24

Sean Gallup/GETTY

6 / 24

Sean Gallup/GETTY

7 / 24

Sean Gallup/GETTY

8 / 24

Carl Court/GETTY

9 / 24

MARCO BERTORELLO/GETTY

10 / 24

MARCO BERTORELLO/GETTY

11 / 24

ANDREJ ISAKOVIC/GETTY

12 / 24

AURORE BELOT/GETTY

13 / 24

PHILIPPE HUGUEN/GETTY

14 / 24

LIONEL BONAVENTURE/GETTY

15 / 24

ODD ANDERSEN/GETTY

16 / 24

FILIPPO MONTEFORTE/GETTY

17 / 24

GABRIEL BOUYS/GETTY

18 / 24

Carl Court/GETTY

19 / 24

Carl Court/GETTY

20 / 24

Carl Court

21 / 24

Carl Court/GETTY

22 / 24

Carl Court

23 / 24

Carl Court/GETTY

24 / 24

Carl Court/GETTY