Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

As vítimas de Bruxelas: Adelma, Léopold, Olivier...

  • 333

Carl Court / Getty Images

Um dia após os atentados na Bélgica ainda não foi possível identificar todos os mortos e feridos. Tal como em Paris, as redes sociais enchem-se de fotografias de desaparecidos. Entre as vítimas mortais só a chefe Peruana Adelma, o estudante de Direito Léopold Hecht e Olivier Delespesse foram identificados. Há 19 portugueses entre os feridos no aeroporto e no metro

Três explosões, dois locais, 31 mortos, 270 feridos. Um dia após os atentados de Bruxelas, as redes sociais começam a encher-se das histórias das vítimas apanhadas, à hora errada, no aeroporto internacional de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek.

As autoridades belgas ainda não divulgaram a lista final das vítimas e a identificação prossegue, o que leva a que mais do que registos de óbito haja na internet procuras desesperadas por desaparecidos. Sabe-se para já que há vítimas de 40 nacionalidades. Entre os mortos, só Adelma, Léopold e Olivier estão confirmados.

Mortos

Adelma Tapia Ruíz

Adelma Tapia Ruíz

* Adelma Tapia Ruíz, 37 anos, chefe de cozinha, do Peru, vivia há nove anos na Bélgica. Estava no aeroporto com o marido belga Christophe Delcambe e as duas filhas gémeas, Maureen e Alondra, de quatro anos. Iam apanhar um voo para Nova Iorque, para visitar a família. As crianças tinham-se afastado da zona de check-in da American Airlines para brincar e o pai foi com elas: escaparam ao atentado com ferimentos ligeiros. Adelma morreu.

Léopold Hecht

Léopold Hecht

* Léopold Hecht, estudante de Direito da Universidade de Saint-Louis, em Bruxelas, estava na estação de metro de Maelbeek

Olivier Delespesse

Olivier Delespesse

* Olivier Delespesse, funcionário da Federação Wallonie Bruxelles, morreu no metro de Maelbeek

Feridos

Sebastien Bellin

Sebastien Bellin

* Sebastien Bellin, 37 anos, surge nas imagens captadas minutos depois do atentado no aeroporto de Zaventem, deitado no chão, com as pernas ensanguentadas. Estava na fila de check-in. Antigo jogador de basquetebol, com dupla nacionalidade brasileira e belga, jogou pela Universidade de Oakland, no Michigan. Já foi submetido a duas cirurgias.

Mason Wells e Joseph Empey

Mason Wells e Joseph Empey

* Mason Wells, 19 anos, Richard Norby, 66, e Joseph Empey, 20, norte-americanos, missionários mormon do Utah, ficaram feridos com gravidade no ataque ao aeroporto. Tinham ido deixar a colega Fanny Clain, de 20 anos, que foi atingida sem gravidade porque já tinha passado a zona de segurança. Os jornais norte-americanos referem que Wells estava em Paris durante os atentados de novembro e também assistia na meta à Maratona de Boston, quando ocorreu outro atentado em 2013.

* Piloto da Força Aérea Americana, a mulher e os quatro filhos, também ficaram feridos

* Dois funcionários da Jet Airways ficaram feridos no ataque ao aeroporto

Desaparecidos

David Nixon

David Nixon

* David Dixon, 53 anos, britânico, programador, não apareceu para trabalhar esta terça-feira e a mulher não o consegue contactar desde os atentados. Estaria no metro na altura em que uma bomba deflagrou na estação de Maelbeek.

* O casal André e Danielle Adam estava no átrio das partidas do aeroporto. Logo após o atentado, a filha lançou o alerta do seu desaparecimento. Entretanto, encontrou a mãe num dos hospitais da cidade mas ainda não foi possível localizar o pai.

Stephanie e Justin Shults

Stephanie e Justin Shults

* Stephanie, 29 anos, tinha ido com o marido Justin Shults, 30 anos, levar a mãe, norte-americana, ao aeroporto. Carolyn Moore tinha ido a Bruxelas visitar a filha e o genro e preparava-se para regressar aos EUA. A explosão atirou-a ao chão mas não ficou ferida. Stephanie e Justin estão desaparecidos desde então.

Sascha e Alexander Pinczowski

Sascha e Alexander Pinczowski

* Os irmãos Sascha e Alexander Pinczowski, de Nova Iorque, estavam no aeroporto. Preparavam-se para regressar aos EUA quando foram apanhados pelos ataques suicidas

Aline Bastin

Aline Bastin

* Aline Bastin, 29, belga, estava no metro na altura dos ataques

Loubna Lafquiri

Loubna Lafquiri

* Loubna Lafquiri, norte-americana, designer em Chelsea, estaria no metro na altura dos ataques

Sabrina Fazal

Sabrina Fazal

* Sabrina Fazal, belga, estaria no metro na altura dos ataques

Fabienne Vansteenkiste

Fabienne Vansteenkiste

* Fabienne Vansteenkiste, belga, estava a trabalhar no aeroporto na altura dos atentados