Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Trump quer anular acordo nuclear com o Irão

  • 333

Alex Wong/GETTY

Candidato republicano à corrida da Casa Branca diz que o acordo entre o grupo de países 5+1 e o Irão é “catastrófico para a América, para Israel e para todo o Médio Oriente ”

O candidato à nomeação presidencial pelo Partido Republicano dos EUA Donald Trump anunciou esta segunda-feira que a sua primeira prioridade de política externa será desmantelar o acordo nuclear com o Irão.

"A minha prioridade número um é desmantelar o acordo desastroso com o Irão", disse o candidato republicano na conferência do lóbi americano pró-Israel (AIPAC) em Washington.

"Eu sei como é que se faz um negócio, estou no ramo há muito tempo, e deixem-me dizer-lhes: este negócio é catastrófico para a América, para Israel e para todo o Médio Oriente".

Trump - excecionalmente a ler de um teleponto - não teve uma receção tão calorosa na AIPAC como tem tido nos seus bombásticos comícios de campanha, até que 'atacou' o Irão e o atual Presidente dos EUA, Barack Obama.

"Vamos desmantelar totalmente a rede global de terror do Irão, que é grande e poderosa, mas não tão poderosa como nós", prometeu o candidato, acusando Obama de pressionar os aliados dos EUA enquanto premeia os inimigos como o Irão.