Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Refugiados: União Europeia e a Turquia fecham acordo

  • 333

Mudanças no terreno começam a ser aplicadas já este domingo. Detalhes do acordo vão ser anunciados em breve

O primeiro-ministro finlandês, Juha Sipilä, confirmou no Twitter que a União Europeia e a Turquia chegaram a acordo esta sexta-feira em Bruxelas relativamente à questão da crise migratória. O representante de Chipre junto da UE, Kornelios Korneliou, também já disse que está fechado o entendimento entre a UE e a Turquia para travar o fluxo de refugiados em direção à Europa. A confirmação oficial está prestes a ter lugar.

Fontes comunitárias adiantaram que o acordo prevê o retorno à Turquia de refugiados e migrantes irregulares que cheguem à Grécia a partir do próximo domingo. A data de dia 20 de março foi confirmada entretanto pelo primeiro-ministro checo, Bohuslav Sobotka, no Twitter.

Fontes comunitárias indicaram que para garantir o cumprimento de leis internacionais, o documento tem uma referência expressa ao tratamento individualizado de cada pedido de asilo e que não haverá deportações coletivas.

  • Acordo entre UE e Turquia entra em vigor no domingo

    Acordo prevê o retorno à Turquia de refugiados e migrantes irregulares que cheguem à Grécia. António Costa sublinha que o entendimento respeita a legislação internacional, responde à crise vivida na Grécia, mas alerta que não resolve o problema

  • Líderes dos 28 voltam agora a reunir-se. Negociações com o primeiro-ministro turco decorreram durante toda a manhã. Novo pacote financeiro de 3 mil milhões de euros, legalidade do mecanismo de retorno e adesão da Turquia à UE entre os pontos mais difíceis de resolver