Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Polícia turca neutraliza viatura cheia de explosivos em região de maioria curda

  • 333

Perto de 150 quilos de explosivos foram encontrados na quinta-feira à noite dentro de uma viatura na província de Diyarbakir, no sudeste do país. A tentativa de ataque surge quatro dias depois do atentado em Ancara, que provocou 35 mortos e mais de 120 feridos

A polícia turca neutralizou na quinta-feira à noite uma viatura cheia de explosivos estacionada perto de um edifício do governo na província de Diyarbakir, no sudeste do país, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. O veículo foi neutralizado quatro dias após um atentado suicida que matou 35 pessoas e feriu mais de 120 no domingo em Ancara, ataque reivindicado por um grupo rebelde curdo.

O carro estava estacionado perto de um edifício do governo no distrito de Hani, região de maioria curda no sudeste da Turquia. As equipas de desminagem neutralizaram imediatamente os 150 quilos de explosivos dissimulados na viatura, que foi de seguida rebocada para o comissariado local para ser passada a pente fino pela polícia científica.

No domingo à noite, uma viatura armadilhada explodiu numa das praças mais frequentadas de Ancara. Este atentado, que fez 35 mortos e mais de 120 feridos, foi reivindicado na quinta-feira pelo grupo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), dissidentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), em represália pelas operações levadas a cabo pelas forças armadas turcas contra a rebelião em cidades do sudeste da Anatólia.

Já a 17 de fevereiro os TAK tinham realizado um ataque semelhante contra uma caravana que transportava militares, fazendo 29 mortos.

Desde o verão passado, a Turquia vive em estado de alerta permanente após uma série de ataques ligados à retomada do conflito curdo ou atribuídos pelo governo islâmico-conservador ao grupo Estado Islâmico (EI).