Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Donos de cães mal comportados podem perder autorização para ter animais na China

  • 333

GETTY

Um sistema de penalizações por pontos, semelhante ao existente para as cartas de condução, foi implementado numa cidade chinesa

De início, os donos de cães têm uma licença com 12 pontos, que podem ser perdidos à medida que vão sendo registados comportamentos inapropriados dos animais à sua guarda. A perda da totalidade dos pontos leva a que deixem de poder ter cães.

Semelhante ao sistema já existente relativo a cartas de condução, estas penalizações começaram a ser aplicadas este mês, a título experimental, na cidade de Shaoxing, leste da China, segundo relata a imprensa do país.

Levar um cão para uma escola ou um restaurante acarreta uma penalização de três pontos, enquanto a não tomada de medidas para parar o mau comportamento do animal leva à perda de seis pontos. O uso deliberado do cão para atacar alguém leva à imediata retirada da totalidade dos 12 pontos, assim como o abandono ou abuso dos animais.

O ship colocado no corpo dos cães conterá informação sobre as infrações já registadas.

A experiência surge para procurar das resposta aos mais de sete mil incidentes com cães registados no ano passado naquela cidade chinesa.