Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sem-abrigo recebe 100 mil dólares por ter ajudado polícia a capturar foragidos

  • 333

Joe Raedle

Matthew Hay-Chapman viu fotografias na televisão dos dois homens que tinham escapado de uma prisão de Orange County e alertou as autoridades de São Francisco, nos EUA

Matthew Hay-Chapman, um sem-abrigo a viver nas ruas de São Francisco, vai receber uma recompensa de 100 mil dólares (90 mil euros) por ter ajudado a polícia do condado de Orange County a capturar dois homens que tinham conseguido fugir da prisão.

Os dois presos estiveram foragidos durante sete dias, gerando uma caça ao homem a nível estatal. A dica de Chapman — que tinha visto as fotografias dos homens na televisão e que mais tarde os reconheceu a entrarem numa carrinha — foi o que, em última instância, ajudou à recaptura.

O total de 150 mil dólares de recompensa (135 mil euros) será dividido por quatro pessoas, incluindo dois empregados da cadeia de supermercados Target que alertaram as autoridades após verem os dois homens em imagens de vídeovigilância e que vão receber 15 mil dólares cada (13,5 mil euros).

Um outro homem, habitante em Los Angeles, cuja carrinha foi roubada pelos fugitivos vai receber 20 mil euros (18 mil euros). O homem em questão tinha posto um anúncio no site Craigslist para vender a carrinha e chamou a polícia quando o carro não lhe foi devolvido depois de um teste de condução. Foi nessa carrinha que Chapman viu os fugitivos num mercado de São Francisco, chamando os agentes mais próximos. E foi nesse mercado que Hossein Nayeri e Jonathan Tieu, os foragidos, foram recapturados. O terceiro fugitivo, Bac Duong, entregou-se às autoridades no dia seguinte.