Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

França prende quatro suspeitos de ataque iminente em Paris

  • 333

Forças especiais dirigidas pelos serviços secretos estiveram envolvidas na operação. Autoridades suspeitam que os detidos estavam a preparar um atentado

Elementos das brigadas antiterrorismo francesas da Direção-Geral de Segurança Interna (DGSI) prenderam na manhã desta quarta-feira quatro radicais islâmicos por suspeita de estarem envolvidos num ataque iminente no centro de Paris. A notícia foi divulgada pelo canal televisivo TF1, que cita a DGSI.

Os indivíduos em causa, três homens e uma mulher, foram presos ao amanhecer em Seine- Saint-Denis, um bairro nos subúrbios a norte da capital. Os agentes também apreenderam um carregador de arma automática e um computador, segundo revelou a TF1, mas não foi encontrado armamento durante as duas rusgas.

Segundo a DGSI, os quatro suspeitos estariam a preparar um ataque “iminente” no centro de Paris e todos os suspeitos estariam identificados pelos serviços como tendo ligações ao islamismo radical. Um deles terá sido preso em 2012 por tentado viajar para a Síria e teria sido libertado no passado mês de outubro.

O caso acontece um dia depois de um raide em Bruxelas relacionado com os ataques em Paris de novembro de 2015. A operação foi desencadeada na sequência dos tiroteios ocorridos em Forest, subúrbios de Bruxelas. Um presumível terrorista morreu e quatro polícias ficaram feridos. Ainda há suspeitos em fuga.