Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

À quarta tentativa, o Homem venceu a máquina

  • 333

ED JONES/ Getty Images

Lee Se-dol, 18 vezes campeão mundial de Go, conseguiu vencer o computador da Google AlphaGo. Este foi o quarto jogo de uma série de cinco. O resultado está em 3-1 (a máquina a ganhar)

Não foi à primeira, nem à segunda e muito menos à terceira. Foram necessários quatro jogos para que Lee Se-dol, 18 vezes campeão mundial de Go, conseguisse derrotar o computador da Google, AlphaGo. Este domingo, em Seul, a máquina fez asneira na 79º jogada e quando percebeu já era tarde para emendar.

“Nunca foi tão ovacionado apenas por ter vencido um jogo!”, disse o sul-coreano de 33 anos, citado pelo “The Verge”, após a vitória na sala de conferência de imprensa. O jogador sublinhou que este resultado é ainda mais “valioso” depois das três anteriores derrotas.

“Lee Se-dol é um jogador incrível e foi hoje foi demasiado forte para o AlphaGo”, elogiou Demis Hassabissaid, diretor executivo do Google DeepMind (o braço londrino da Google responsável por desenvolver este computador).

Esta partida faz parte do DeepMind Challenge Match, que arrancou no dia 8 de março com uma vitória do computador, onde ao longo de cinco jogos de Go a máquina de opôs ao humano (e campeão mundial). Este domingo realizou-se o quarto jogo e o resultado final está nos 3-1, com o AlphaGo na frente.

O Go, e é bem provável que não conheça, é um jogo tradicional chinês, que já foi definido como o único mais complexo e exigente do que o xadrez. Ainda antes de defrontar o campeão mundial, o o AlphaGo já tinha ficado frente-a-frente com o campeão europeu, Fan Hui. Aqui, a máquina ganhou por 5-0.